16 01 2016 Chegada de medicamentos e obras no Pronto Socorro de SG SN (36)O Pronto Socorro Central (PSC) de São Gonçalo e o Hospital Luiz Palmier, ambos no bairro do Zé Garoto, estão passando por obras de reforma, adaptações e ampliação para atender o aumento da demanda. Com a crise na rede de saúde do Estado, o PSC passou a atender acima da sua capacidade normal, passando de 350 pacientes/dia para cerca de 1100. No hospital, os partos passaram de 90 para 350 por mês.

Preocupado com o aumento da demanda de pacientes nas unidades de emergência, o prefeito Neilton Mulim acompanhou as obras na noite da última sexta-feira (15). Ao lado do secretário de Saúde, Dimas Gadelha, o prefeito aprovou as mudanças e solicitou outras intervenções visando humanizar ainda mais o atendimento e não deixar ninguém sem atendimento.

“No momento em que a saúde do Estado está em crise, agravando as necessidades que já são muitas, damos continuidade às buscas por caminhos para atender a demanda. Através de medidas como a criação de uma sala de estabilização, mudança de fluxo para otimizar o atendimento, capacitação dos enfermeiros do acolhimento, implantação de políticas de humanização desde a porta de entrada, entre diversas outras ações, a reforma visa também garantir assistência necessária”, garantiu o prefeito.

Considerado como o único hospital de grande porte da rede de urgência e emergência atuante no sistema “portas abertas 24 16 01 2016 Chegada de medicamentos e obras no Pronto Socorro de SG SN (25)horas” de São Gonçalo, o Pronto Socorro Central conta com 71 leitos e uma escala fixa com 204 médicos de diversas especialidades. “Estamos sempre trabalhando pela melhoria dos serviços e bem-estar dos pacientes. A prioridade é que o paciente seja atendido. Não recusamos pacientes. A demanda de São Gonçalo é muito grande, e agora aumentou ainda mais, pois estamos atendendo pacientes de cidades vizinhas”, ressaltou o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

Até o final deste mês o Pronto Socorro Central contará com um novo aparelho de tomografia computadorizada com tecnologia 3D. Por mês, são em média 1.600 exames realizados, entre pedidos médicos da Atenção Básica e Especializada e dos pacientes internados em unidades hospitalares municipais, onde a marcação dos exames é realizada através da Central Municipal de Regulação.
16 01 2016 Chegada de medicamentos e obras no Pronto Socorro de SG SN (30)Mensalmente, são realizadas no PSC cerca de 70 cirurgias, o que gera uma grande quantidade diária de equipamentos para esterilização, além da demanda diária. A central de Esterilização, que funciona 24 horas por dia e foi inaugurada há seis meses, é referência no trabalho de higienização de materiais hospitalares de toda rede municipal.

Maternidade — O Hospital Luiz Palmier também teve sua estrutura de atendimento abalada pela crise na saúde do Estado. A unidade realizava 90 partos mensalmente, mas este número passou para cerca de 350 nos últimos dois meses. O atendimento ambulatorial também teve um salto avassalador. Somente no mês de dezembro foram atendidas 3.278 pacientes. A média era de aproximadamente mil.

“Estamos atendendo pacientes dos municípios de Itaboraí, Niterói, Maricá, Tanguá, entre outros. O hospital contava apenas com16 01 2016 Chegada de medicamentos e obras no Pronto Socorro de SG SN (19) 20 leitos. Passou para 54. Depois para 76. E agora está ganhando outros 14, que será batizado como Espaço Cegonha, para parto humanizado. No local a gestante terá atendimento pré-parto, parto e pós-parto”, explicou o secretário de Saúde, Dimas Gadelha.

 

fonte: Prefeitura de São Gonçalo

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta