Quando há variedades de molhos até mesmo o prato mais simples adquire um sabor sofisticado. Alimentos como frango e batata ganham outros ares com a mistura. A TV WIN  reuniu para você receitas de 44 molhos simples e deliciosos, que podem ser feitos por qualquer pessoa.

Molho de alho

Este molho é o campeão em simplicidade. O molho de alho é algo fácil de fazer e pode ser utilizado para acompanhar e dar sabor a diferentes pratos que vão desde macarrão, até pão e batata frita. Aprenda a fazer esse molho em casa.

Bechamel

 É um molho clássico que combina com quase tudo. O molho bechamel é uma receita tipicamente francesa que pode ser utilizada como base para diversas outras receitas, ou mesmo como o protagonista em pratos como o macarrão ao molho branco. Com a textura aveludada e cremosa, é bastante usado para gratinar pratos e fazer molho 4 queijos.

 Molho de tomate italiano: ideal para massas e pizzas

Tempero Indiano

Assim como seus costumes e tradições, os pratos indianos podem causar estranheza à primeira vista. Porém, conhecer um pouco sobre a rica culinária indiana — com suas ervas, temperos e especiarias — pode fazer muita gente mudar de opinião e se aventurar a prová-los.

 Molho de mostarda e creme de leite: perfeito para peixes

Algumas receitas dependem muito de um bom molho, isso é inegável. Algumas saladas, proteínas como aves, peixes ou carnes quando servidas sozinhas, precisam de um molho para lhe conferir além do sabor, um toque de acidez no prato.

Neste caso, o molho mostarda é um dos mais versáteis e combina bem com diversos pratos. Como ele puxa um pouco na acidez, acho que combina muito bem com saladas, aves e carnes, principalmente grelhados. Vamos aprender?

Molho de creme de queijo: excelente para massas e batatas

Para incrementar a saladinha nossa de cada dia nada melhor do que um molho de queijo feito em casa sem aquele monte de aromatizantes e conservantes que os molhos prontos tem. Aqui é queijo e molho de verdade!

Molho tártaro

A mostarda com mel é um molho que é uma ótima opção para quem curte um gostinho agridoce em seus pratos. Além disso, ela pode ser inserida em qualquer refeição do dia, como café da manhã, almoço, lanche ou jantar. Basta escolher alimentos que combinam com esse item.

  Molho de mostarda e creme de leite

Um Clássico francês, Medalhão de Filé Mignon ao Molho de Mostarda  é um prato sem grandes segredos de preparo.  Exatamente por isso, eu o  escolhi para meu jantar hoje! Estou com uma gripe, daquelas!   Imagina uma pessoa quebrada?  Dor no corpo, cansaço, moleza, prequiça, soninho incontrolável   Este prato é tão rapidinho, tão simples, não dá trabalho nenhum, que até gripado a gente prepara feliz!

Molho Big-Mac

Tem dia que bate uma vontade que só o McDonald’s pode suprir, certo? E sabemos que muitos matam essa vontade comendo um belo Big Mac, e qual o grande o segredo do Big Mag? O molho especial!  Pois bem, damos um jeito de quebrar esse galho e você vai conseguir fazer um molho parecido para colocar nos seus hambúrgueres caseiros! Quem vai ser o chef amigo que vai topar experimentar?

Relish de pepino

Um acompanhamento agridoce feito com pepino, cebola e pimentões. Item que não pode faltar nos restaurantes Subway e McDonald’s. Ideal para o consumo em dias quentes, é excelente para incrementar sanduíches de carne e frango, juntamente com tomate e alface.

Molho de vinho tinto para carne

Quem ama degustar vinhos sempre está disposto a experimentar sabores novos e inusitados, não é verdade? Na gastronomia, por exemplo, não precisa ser chefe de cozinha para saber que vinho tinto combina perfeitamente com diversos pratos, inclusive carnes bovinas e suínas. Já pensou que delícia seria preparar uma delas com um delicioso molho de vinho tinto?

Além de possuir uma cor chamativa, o aroma e sabor da bebida de Baco pode ser ingrediente-chave na elaboração de diversas receitas. Já falamos aqui no blog que os vinhos tintos são perfeitos para a culinária, pois potencializam o sabor dos alimentos, tornando-os ainda mais agradáveis ao nosso paladar.

 Molho champignon

champignon, também conhecido como Champion de Paris, é muito apreciado no mundo todo. Por seu sabor e aspecto requintados, é muito requisitado em diversos pratos, especialmente os mais finos e relacionados à alta gastronomia.

Mas saiba que o seu consumo também ocorre em pratos menos distintos. Além disso, o cogumelo champignon possui um alto valor proteico e ainda oferece inúmeros benefícios para a saúde. Neste artigo vamos apresentar de forma mais profunda quais propriedades o champignon reúne e que elementos ele agrega para ser tão bem quisto no paladar das pessoas.

 Molho barbecue (BBQ): para pratos assados

Molho barbecue (ou “BBQ sauce”, em língua inglesa) é o nome genérico de uma variedade de molhos de sabor forte, habitualmente empregados em churrascos e outros pratos com base em carne assada. O molho barbecue inclui ingredientes doces e ácidos. Via de regra enfatiza-se o sabor defumado típico do churrasco. A receita varia, mas ingredientes típicos incluem o molho de tomate, vinagre, especiarias e adoçantes.

Molho andaluz

Um clássico da cozinha italiana. O incrível molho pesto pode servir de acompanhamento para sopinhas, ovos mexidos e grelhados. Como se não bastasse, ele ainda é um molho rápido e delicioso de macarrão. As quantidades são pequenas e ideais para quem vai cozinhar para si mesmo.

 Molho agridoce: não só para pratos chineses

O molho agridoce tanto serve para acompanhar pratos de carne como para panados, massas, peixe, verduras e fritos como rolinho primavera. O molho agridoce baseia-se numa combinação de açúcar e vinagre de vinho

Quem disse que molho para salada é complicado de ser feito? A fórmula é básica: 1 medida de ácido para 3 medidas de azeite. Aí dá para variar com caldo de limão ou outra fruta cítrica, vinagre de vários tipos e até nas ervas frescas e temperos secos.

 Molho para salada Caesar

Essa é uma das coisas que mais acho diferente quando comparo a culinária brasileira com a americana. Me parece que a gente no brasil não sabe o potencial que uma salada tem. É aquela travessa com uma alface meio molhada, umas rodelas de tomate, uma cenoura ralada…saudável, mas bem sem graça.

molho tzatziki é um condimento típico da Grécia, feito a base de iogurte e pepino, que normalmente é aromatizado com alho e endro (dill). É ideal para se fazer no verão ou em dias quentes pois é um molho leve e refrescante, que pode ser servido como um patê para passar no pão ou como condimento para saladas. Sinta o sabor da Grécia em casa e não deixe de se apaixonar por essa iguaria.

Molho de beterraba com cenoura

Molhos condimentados prontos e industrializados como ketchup são ricos em açúcares, aditivos, corantes, aromas e adoçantes artificiais que irritam o estômago? Mas isso não significa que você precisa deixar o hábito de comer ketchup, pode apenas preparar sua receita caseira natural. A seguir, aprenda uma versão feita a partir de goiabas.

Manteiga de Amendoim

Esta receita de manteiga de amendoim pura é feita só com amendoim mas  para adoçar você pode usar açúcar, mel ou o adoçante da sua preferência. Você pode também adicionar especiarias como cravos, canela ou noz moscada em pó.

Molho apimentado

Um molho apimentado é uma ótima opção para variar o cardápio do dia a dia. Basta fazer alguns bifes suculentos para o almoço que você terá uma refeição maravilhosa! Confira a nossa receita

Molho Branco

O tradicional Bechamel é um pouco diferente o preparo, mas essa receita não perde em nada para ele, principalmente com o toque de noz-moscada que faz toda a diferença.

Molho Chimichurri

Cansou do tradicional vinagrete do churrasco? Pegue carona com os hermanos e vá de chimichurri. Esse molho picante também é ótimo para incrementar os grelhados do dia-a-dia.

Molho de ervas e cebola.

Já experimentou essa deliciosa receita de Molho de Ervas Finas?

Molho de Laranja e vinho

Já experimentou essa deliciosa receita de Frango ao Molho de Laranja e Vinho Branco? Um delicioso molho que vai aprimorar o seu paladar .

 Molho de iogurte

O molho de iogurte, apesar de simples, pode ser utilizado como acompanhamento para diversos pratos, como saladas, carnes, frangos ou peixes. Superfácil de fazer, é uma opção refrescante para os dias mais quentes.

 Variações do Molho de iogurte

Abaixo relacionamos variações para base do MOLHO DE IOGURTE que você poderá utilizar mudando apenas o tempero :

 p2Molho de iorgurte simples

Essa receita é um ótimo acompanhamento para uma salada. Primeiro, pique a cebola, o cheiro-verde e o tomate. Depois, adicione iogurte, azeite, sal e limão para deixar tudo bem temperado. Caso queira um sabor mais refrescante, você pode acrescentar também um pouco de hortelã.

Molho de iogurte e pepino p1

Esse molho, também chamado de tzatziki, é um prato bem tradicional da culinária grega. A dica é fazer o seu próprio iogurte, já que os industrializados são mais doces. Prepare misturando todos os ingredientes: pepino, alho, suco de limão siciliano, dill e azeite.

Molho de iogurte light

Um dica incrível para manter a dieta é esse molho de iogurte light. Basta misturar todos os ingredientes em uma vasilha: iogurte desnatado, sal, pimenta-do-reino, azeite, alho e salsinha. O bom é que o molho pode ser guardado na geladeira por até 5 dias.Molho de iogurte e avocado

Molho de iogurte e avocadop3

Para essa receita, os ingredientes são todos batidos no liquidificador – iogurte grego, avocado, suco de limão, alho, azeite, cebola, salsa e cebolinha. O resultado é um molho superconsistente e cremoso, que pode ser combinado com uma salada de folhas ou legumes.

Molho caeser de iogurtep4

Esse molho é tão versátil que pode ser utilizado em quase tudo. Para prepará-lo, você vai precisar de iogurte grego sem gordura, alho, suco de limão, molho inglês, mostarda dijon, azeite e parmesão ralado. Bata os ingredientes no liquidificador e, depois, tempere com sal e pimenta.

p5Molho de iogurte e mel

Para quem quer deixar de lado aqueles molhos pesados com creme de leite ou maionese, esse é o ideal. A receita é preparada com iogurte natural, mel, suco de limão, mostarda, sal, pimenta e azeite. Misture até ficar tudo bem emulsionado. Você pode incrementar, ainda, com hortelã ou outras ervas.

p6Molho de iogurte com hortelã

Esse molho, além de poder ser servido com diversos pratos, é delicioso e superaromático. Em uma tigela, você vai misturar iogurte, hortelã, pimenta, molho de tahine, sal e suco de limão. Na hora de servir, salpique mais folhas de hortelã e regue com um fio de azeite.

Molho azedo com iogurte

Esse é um daqueles molhos bem cremosos para servir com saladas ou aperitivos. Na batedeira, são misturados o creaam cheese, o iogurte natural e o suco de limão. Caso queira um pouco mais de sabor, você pode acrescentar um pouco mais de sal e um pouco de cominho em pó.

Molho de iogurte com ervas

Para essa receita, você deve misturar, em uma vasilha, iogurte grego, tomilho, dill, orégano fresco, suco de limão, sal e pimenta. Um pouco de mostarda escura pode deixar o molho ainda mais saboroso e aromático. Sirva com saladas ou com aperitivos.

Molho de iogurte vegano

Quem é vegano não precisa ficar de fora dessa seleção de receitas. No liquidificador, bata tofu, alho, água, azeite, pimenta caiena e sal. Depois, acrescente o pepino, o hortelã e o suco do limão e misture bem. A dica é colocar em um pote tampado, guardar na geladeira e só retirar na hora que for consumir.

Molho de iogurte com maracujá

Esse molho é feito com poucos ingredientes, levando apenas iogurte, suco natural de maracujá, sal, pimenta e menta em pó. O ideal é utilizar o iogurte grego, já que, mesmo tendo mais gordura do que o natural, ele deixa o molho mais encorpado e saboroso.

Molho de iogurte com mostarda

Nessa receita, misture todos os ingredientes em uma vasilha: iogurte natural, mostarda, açúcar mascavo, creme de leite e sal. Depois, incorpore o azeite para emulsificar o molho. Na hora de servir, finalize com salsinha e cebolinha.

Molho de iogurte, mel e mostarda

Com apenas 5 ingredientes, você prepara esse molho superfácil e delicioso. Em um recipiente, misture o iogurte natural, a mostarda, o mel, o azeite e a pimenta dedo-de-moça bem picada. O molho fica uma delícia se servido com bolachinhas ou aperitivos de frango ou camarão.

 

 

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta