31 de Agosto – Dia do Nutricionista

brasao marinha

Atualmente, o Nutricionista é um profissional muito valorizado, graças aos avanços das pesquisas na área da saúde, que mostram que o cuidado com a nossa alimentação é capaz de ajudar a evitar vários problemas metabólicos e fisiológicos. Esse cuidado com a qualidade do que comemos, entretanto, não é feito apenas nos hospitais, como também, nas cozinhas, nas indústrias alimentícias, nos consultórios, nas clínicas de beleza, academias e em vários outros locais onde, atualmente, o Nutricionista pode — e deve — atuar. Seu principal objetivo é prevenir doenças, além de recuperar ou manter a saúde e bem-estar do indivíduo por meio da orientação de uma alimentação rica em nutrientes e balanceada.

Embora não seja um médico, esse profissional tem conhecimento sobre o funcionamento do corpo e organismo humano e, por isso, está apto a desenvolver planos alimentares para pacientes com problemas de saúde como diabetes, colesterol e pressão alta, bem como com disfunções alimentares. Por tudo isso, o dia 31 de agosto é sim uma data de celebração de muitas vitórias que vieram e ainda estão por vir para quem opta por abraçar a ciência da nutrição.

Atividades desempenhadas pelo profissional de nutrição

Os Nutricionistas podem desempenhar diversas atividades para a promoção e preservação da saúde e qualidade de vida por meio de uma alimentação saudável. Entre as principais funções, podemos destacar:

- Elaboração de diagnóstico nutricional: prescreve dietas e suplementação nutricional individuais ou de grupo tanto para portadores de doenças, em que o tratamento demande acompanhamento alimentar restrito e específico, quanto para pessoas sadias. – Controle de qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios: seleciona fornecedores, faz o controle da matéria-prima, supervisiona a preparação dos alimentos com atenção especial para o estoque e estado de conservação nutriciona

- Planejamento de Cardápios: o cardápio pode ser diagramado de formas interessantes, explorando espaços, figuras, layout diferenciado e outras características, sendo assim um atrativo a parte e não apenas um guia para os clientes.

- Planejamento, administração e condenação de programas de alimentação de grupos: define cardápios balanceados e cuida da alimentação em empresas, escolas, abrigos, sistemas prisionais, hospitais e hotelarias.

O Profissional de Nutrição na Marinha do Brasil.
Tenente Giselle – Oficial da Marinha.

gisele marinha

A Tenente Giselle, natural do Rio de Janeiro, é Oficial da Marinha do Brasil, Bacharel em Nutrição, Pós-graduada em Segurança Alimentar na Cadeia Produtiva de Alimentos e Bebidas, Nutrição Funcional e, atualmente, está cursando a especialização em Fitoterapia funcional. Desde 2013, servindo na Diretoria de Obras Civis da Marinha, exerce a função de Nutricionista cujo compromisso é de fazer o controle da qualidade, planejamento de cardápios e supervisão das refeições produzidas no Edifício Barão de Ladário. Há quase seis anos na Marinha, a Tenente Giselle, desempenha sua tarefa com bastante dedicação, coragem, comprometimento, Abnegação e Espírito de Sacrifício, atributos primordiais estampados na Rosa das Virtudes.

Parabéns a Tenente Giselle e a todos os profissionais de Nutrição! Que a cada dia, possam se orgulhar da profissão, e que cada um, na sua área de atuação, possa colocar em prática o que foi declarado, “exercer a profissão com dignidade e eficiência, em benefício da saúde da pessoa, sem discriminação de qualquer natureza”.

Viva a Marinha! Viva o dia do Nutricionista!

Pesquisador: Márcio Luiz Neto

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta