Estamos acostumados a ver atletas competindo por medalhas e se emocionado com conquistas e derrotas. Mas hoje vamos conhecer campeonatos e “atletas” totalmente diferentes.

 COMPETICOES_CAPA.jpg

O resultado final não garante pódio, mas status e reconhecimento mundial. As modalidades em disputa são no mínimo diferentes. Aqui o esporte também é levado a sério e por mais que pareça bizarro, possuem calendários anuais e uma preparação de dar inveja a qualquer atleta profissional. Conheça as competições mais bizarras, e inacreditáveis, do mundo!

100 Metros Rasos do Queijo

CORRIDA_QUEIJO.jpg

Talvez a mais tradicional bizarra prova dos “Jogos” seja a corrida do queijo. Realizada anualmente no mês de maio na Inglaterra, a competição funciona assim: O queijo Gloucester (queijo inglês fabricado desde o século XVI) é lançado do alto do “morro”, os competidores descem atrás para apanhá-lo, o primeiro que cruzar a linha de chegada ganha o queijo. É bom lembrar que não é preciso apanhar o alimento durante a descida, pois como ele é lançado morro abaixo chega a uma velocidade aproximada de 110km/h. Será que Usain Bolt, o maior velocista da história, levava essa?

200 Metros com a Esposa

CARREGAMENTO_ESPOSAS.jpg

“Carregar nas costas” é um termo bastante usado no Brasil. Esta expressão virou esporte na Finlândia e ganhou até um campeonato mundial. Desde 1997 casais de todas as partes do mundo reúnem-se para a corrida. Com suas esposas nas costas, os homens tem que superar diversas barreiras em 200 metros. Ganha quem realizar o percurso em menos tempo. O casal finlandês Taisto e Kristiina Haapanen são os maiores vencedores da prova.

Dedão de Ferro

LUTA_LIVRE_DEDAO.jpg

Também na Inglaterra, o “Toe Wrestling World Championship” acontece desde 1974, e é realizado pela Organização Mundial da Luta dos Dedos do Pé. Mais conhecido como dedão de ferro, é basicamente uma queda de braço (dedos) onde o objetivo é forçar os dedos do adversário para baixo. Em uma disputa melhor de três, vence aquele que tiver o dedão mais forte. A origem deste “esporte” deu-se por alguns amigos de um pub local. Uma boa explicação para o início desta modalidade, seria o excesso de cerveja na mente dos fundadores!

Lançamento de Careta

LANCAMENTO_CARETA.jpg

Desde 1267 o mundo acompanha o campeonato de caretas, a prática é realizada na cidade de Egremont em uma tradicional festa britânica, conhecida como a feira do caranguejo. Para tornar-se o campeão mundial da careta, os competidores têm que colocar uma réplica de ferradura de cavalo na cabeça, rosnar, fazer olhares selvagens e distorcer o rosto. O mito do Egremont World Gurning Championship é o Inglês Tommy Mattinson que levantou a taça 16 vezes.

Revezamento de Pá na Neve

CORRIDA_PA.jpg

Inventado por operadores de teleférico, a corrida na neve é atração em diversos países. A ideia de escorregar em cima da pá, foi a maneira que os criadores da “modalidade” encontraram para descer a montanha mais rapidamente. A velocidade é impressionante, durante “queda livre” algumas “pás” chegam a atingir 90km/h.

100 Metros com Baratas

BARATAS_100 (2).jpg

A tradicional prova de corrida de baratas é uma atração na Austrália e acontece há 36 anos. Sempre no dia 26 de janeiro quando é comemorado o Dia Nacional da Austrália. O Story Bridge Hotel, localizado em Brisbane promove a competição. Os donos trazem suas baratas e elas são soltas dentro de uma lona, ganha a primeira barata que chegar à borda. A organização do evento proíbe que os participantes levem baratas voadoras para evitar possíveis vantagens.

500 Milhas de Grama

CARRINHO_GRAMA.jpg

Esta é mais uma pérola que surgiu no Reino Unido em 1973. Como pilotar um carro do Fórmula 1 é privilégio para poucos, o inventor Jim Gavim fundou a Associação Britânica de Corrida dos Cortadores de Grama. Este esporte a motor conta com um calendário extenso que inclui o Campeonato Britânico, Campeonatos Mundiais, GP da Inglaterra e a 12 Hours Endurance Race, principal prova da categoria. O “Grama Race” também é praticado em países como os Estados Unidos e Austrália.

Encantamento de Minhocas

CAMPEONATO_MINHOCAS.jpg

Uma prática utilizada para atrair as minhocas da terra, é sensação e esporte na Inglaterra. A prática surgiu em 1980 e possui regras bem definidas: cada equipe deve contar com três participantes: o encantador, o apanhador e o contador das minhocas. Todos têm um pedaço de terra pré determinado e dispõe de um período de aquecimento de 5 minutos. Vence quem conseguir “encantar” mais minhocas. O recorde é de uma garota que encantou 567 minhocas em menos de 5 minutos.

Maratona Imaginária

MUNDIAL_GUITARRA.jpg

Tocar guitarra, mas sem guitarra. Este fato curioso também possui um campeonato mundial. A prática é simples, dedilhar o instrumento como se fosse real. Desde 1996 na cidade de Oulu, na Finlândia, acontece o mega evento que faz parte do Oulu Music Vídeo Festival. Os franceses, norte-americanos, e claro finlandeses, são os maiores vencedores do mundial.

Escalada do Choro

MUNDIAL_CHORO.jpg

Um tradição de aproximadamente 400 anos no Japão, é o Festival do Choro de Bebê. Homens vestidos de lutadores de sumô fazem os bebês chorarem fazendo caretas e ruídos estranhos, vence o bebê mais escandaloso. Pode parecer loucura, mas são as famílias que levam seus filhos e vibram com seus “berros”. Segundo eles esta prática faz bem para a saúde do bebê. Vai entender…

Ginástica dos Dedos

MUNDIAL_JOQUEMPO.jpg

Uma brincadeira de infância, o Joquempô é reconhecido mundialmente. Possui ligas, campeonatos e conta com “atletas” profissionais. As técnicas para o duelo de Joquempô são diversas, algumas podem até prever qual será o próximo movimento do adversário como pedra, papel ou tesoura… Tudo isso claro, com a supervisão de um árbitro. Em vários países os praticantes garantem que é preciso muito treino e dedicação para vencer o oponente.

Corrida de Cama

CORRIDA_CAMA.jpg

Não parece tão popular, mas correr sobre uma cama é bastante comum na Inglaterra. Geralmente as equipes são formadas por 5 participantes, com um único objetivo, cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. A principal exigência é que um membro da equipe esteja sobre a cama. Grande parte dessas corridas possui uma causa nobre, como arrecadar dinheiro para instituições de caridade. A distância e o percurso podem variar, mas geralmente não ultrapassa a marca de 5 quilômetros.

Maratona do Mel

MUNDIAL_ABELHAS.jpg

Todos os anos é na China que as abelhas ganham espaço na mídia. Os competidores emprestam seus corpos para os insetos tomarem conta de todo o espaço. Aqui ganha aquele que tiver o maior número de abelhas no corpo, o vencedor é anunciado após uma rigorosa pesagem na balança. Em um torneio recente, um participante ficou em primeiro lugar, após pesar 87 quilos contando somente os bichos. Um número aproximado de 350 mil abelhas. Quanta coragem, ou seria loucura?!

Arremesso de Celular

ARREMESSO_CELULAR.jpg

A Finlândia é pioneira em práticas inusitadas, logo, o arremesso de celular não poderia surgir em outro país. Patrocinados por empresas de reciclagem, os campeonatos mundiais fazem a alegria do público e dos participantes. O objetivo dos competidores é arremessar seus aparelhos o mais longe possível. Aquele que conseguir a maior distância além do primeiro lugar, ganha um novo aparelho. O recorde recente é de 110 metros.

Unholimpíadas

UNHOLIMPIADAS.jpg

Manicures do mundo inteiro reúnem-se anualmente na Grã-Bretanha para a “Naylimpics”, maior competição de unhas postiças do mundo. Nessa competição não é apenas o tamanho das unhas que contam, mas também o design e a ousadia. As unholimpíadas são levadas a sério. As participantes não se falam antes da disputa para evitar a revelação de algum segredo. Muito popular no ramo de beleza a competição, chega a atrair cerca de 30 mil frequentadores todos os anos.

Atletismo para Bebês

CORRIDA_BEBES.jpg

Realizada em vários países, os “100 metros livres” para bebês é a mais fofa competição desta lista. A única regra neste caso, é que o bebê deve engatinhar até o final da disputa, sozinho é claro. Aquele que cruzar a linha em primeiro lugar, sobe no pódio com o pai. A China registrou um recorde deste “esporte”, 400 bebês participaram da competição ao mesmo. Haja braço e joelho para os pequenos!

Arremesso de Pudim

MUNDIAL_PUDIM.jpg

Todos os anos, religiosamente no segundo domingo de setembro, é realizado o World Black Pudding Throwing na Inglaterra. Este é o encontro para o arremesso de pudins. A regra é a seguinte: em três tentativas, o competidor deve envolver o pudim em uma espécie de meia calça e arremessá-lo para derrubar diversos pudins que estão á sua frente, (competição semelhante ao boliche). Vence aquele que “derrubar” mais pudins de uma plataforma de 6 metros. Inacreditável isso!

Escalada de Árvore

ESCALADA_ARVORE.png

Em Bondowoso, uma pequena província na Indonésia, o esporte praticado lá é a escalada da árvore Areca. Realizada no dia da Independência, a competição consiste em escalar em equipe uma árvore de nove metros de altura e resgatar os presentes que estão no topo dela. Mas a escalada só tem graça porque a árvore é untada, o que dificulta bastante a subida dos atletas.

Resistência ao Calor

MUNDIAL_SAUNA.png

Já imaginou permanecer horas embaixo do sol quente ou trancado em uma sauna somente por esporte? É isso que acontece no campeonato mundial de permanência na sauna, realizado na Finlândia. Recentemente o vencedor conseguiu bater seus adversários ficando por mais tempo em uma sauna com uma temperatura acima dos 100°C. Ficamos até com sede!

Pintura Corporal

MUNDIAL_PINTURA.jpg

Com reconhecimento internacional, o festival de pintura corporal é o evento mais popular realizado na Áustria. Ao longo de algumas semanas, artistas apresentam suas obras de arte. No último dia da competição eles são avaliados para saber qual deles é o melhor “pintor corporal”. Vence aquele que tiver mais criatividade e cor. O que você achou dessas inacreditáveis modalidades?

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta