baleia-azul-mae-filhaAtenção pais de todo o Brasil, seus filhos podem estar neste momento correndo risco de morte eminente, isso porque o jogo conhecido como #Baleia Azul, induz os adolescentes ao suicídio. Acredita-se que aproximadamente 130 jovens cometeram suicídio seguindo as orientações de um ‘mentor’, as mortes foram registradas na Rússia.

Infelizmente o jogo do suicídio chegou ao Brasil e já pode ter feito suas primeiras vítimas, saiba mais aqui.

E são muitos os #Jogos online que provocam os participantes a colocar a vida em risco com desafios absurdos, onde um  jovem no dia 16 de outubro de 2016,  morreu no Hospital Ana Costa, na cidade de Santos, litoral de São Paulo, depois de aceitar um desafio online conhecido como “Choking Game” ou Jogo do Desmaio, uma competição que também faz vítimas pelo mundo afora.

O jogo da Baleia Azul está se tornando viral em todo o mundo e chegou ao Brasil. Por isso os pais precisam redobrar a atenção em relação ao que os filhos estão fazendo na internet.

Como funciona o jogo do suicídio?

Este jogo é baseado em desafios, os participantes são instruídos por mentores a cumprirem uma espécie de maratona de 50 dias. Estes mentores seriam pessoas mais velhas, com grande poder de persuasão e que são consideradas cibercriminosos.

As mensagens com os desafios diários chegam para os participantes por volta das 4h20 da manhã de forma direta ou através de mensagens subliminares nas redes sociais. Os desafios são sempre macabros, como por exemplo, assistir por horas a fio filmes de terror, subir em telhados ou estruturas muito altas, automutilação, entre outros. No final dos 50 dias o participante e/ou vítima recebe a tarefa derradeira, onde ele deve tirar sua própria vida.

Como os cibercriminosos agem?

Em Curitiba as autoridades estão  juntando esforços para coibir tal pratica, porém os pais tem papel fundamental, observando e orientando seus filhos de tal prática para  não mostrarem na grande rede seus dados pessoais, como por exemplo, nome completo, escola onde estuda e até mesmo endereço, correndo o risco de, com os dados em mão o criminoso fazer  ameaças obrigando-a a participar dos desafios. Desta forma que vem agindo os  cibercriminosos que enviam a seguinte tarefa para uma de suas vítimas: “Primeira tarefa: desenhe uma baleia com estilete no braço, depois tire uma foto quando estiver sangrando e me envie”. afirmando  para o participante que caso não recebesse a foto em 10 minutos, ele seria responsável pela morte de seus amigos e familiares.

É preciso acompanhar de perto seu filho (a) quando estão na internet, fiquem atentos aos sinais de que algo está errado, como por exemplo, falta de apetite, insônia, marcas de violência no corpo, reclusão, baixo rendimento na escola, choro, agressividade, dentre outros.

Isto não é um jogo, e sim uma maneira de cometer um crime hediondo. Se você souber de alguém ou mesmo se você estiver sendo vítima do jogo Baleia Azul, busque ajuda, denuncie à polícia, procure a Delegacia Especializada em #Cibercrime.

 

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta