casg A Clínica-Escola do Autista de São Gonçalo inicia, nesta semana, um ciclo de palestras para discutir temas voltados para a saúde e os direitos sociais da pessoa com autismo. O primeiro encontro será na quarta-feira (7), a partir das 9h, e terá como tema “Atendimento nutricional no transtorno do espectro do autismo”. O evento é aberto a familiares de autistas atendidos ou não na unidade e a profissionais de Educação.

De acordo com a diretora da Casa Escola do Autista, Verônica de Sá Amorim, a proposta da unidade é que, a partir do ano que vem, o ciclo de palestras entre para o calendário de atividades da unidade e aconteça uma vez por mês.

“Por uma feliz coincidência, o nosso primeiro evento ocorrerá logo após a data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de dezembro). E como há quatro anos a pessoa com transtorno de espectro do autismo passou a ser considerada deficiente pela lei 12.764, essas discussões ganham ainda mais força pois há muitos direitos e benefícios que as próprias famílias desconhecem. Nosso objetivo, além de contribuir para a inclusão do autista na sociedade, é apresentar a todos as conquistas da pessoa com deficiência”, afirma Verônica.

As palestras são gratuitas e serão realizadas na própria clínica. Além da questão nutricional, que será apresentada pela nutricionista Aúrea Regina Astulla, no próprio dia 7, a partir das 13h, haverá uma roda de conversa sobre Previdência Social e Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), com a assistente social Cássia Bello. No próximo dia 15, a pediatra Camila Macedo Milagres, especializada no atendimento a autistas, fala sobre Medicina Ambiental, Funcional, Nutrição e Neuromodulação. Para participar é preciso enviar mensagem com o nome da pessoa com autismo e do responsável (indicando grau de parentesco) para os telefones 98860-1715 (Débora Coutinho) ou 98125-9156 (Ana Paula). As vagas são limitadas.

Inaugurada em junho deste ano, a Clinica Escola do Autista de São Gonçalo oferece a crianças, adolescentes e adultos autistas atendimento médico nas áreas de neuropediatria, pediatria e nutrição, além de atividades multidisciplinares entre elas fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia. A clinica fica na Rua Expedicionário Martins Pereira, 29, Maria Paula, São Gonçalo.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta