enemA data marcada para o Exame Nacional do Ensino Médio está se aproximando e os estudantes que irão realizar a prova deverão ficar atentos ao material que poderá ou não utilizar durante o exame.

Para fazer o exame o candidato deverá utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente. Outra cor de tinta impossibilita a leitura óptica do cartão de respostas. É recomendável que o estudante leve mais de uma por precaução.

Objetos como lápis, lapiseira, borrachas, livros, anotações, óculos escuros, boné, chapéu e similares, além de armas de qualquer espécie, mesmo com documento de porte, são proibidos no dia do exame. Se estiver com um desses objetos, eles deverão ser colocados no porta-objetos.

Não é autorizado o uso de celular ou qualquer aparelho eletrônico durante as provas. Os aparelhos serão colocados em um porta-objetos com lacre, que permanecerá embaixo da cadeira até o final das provas.

Com o objetivo de previnir fraudes haverá, pela primeira vez neste ano, identificação biométrica dos estudantes. As impressões digitais serão colhidas durante as provas. O Ministério da Educação informou que também haverá fiscalização dos lanches dos candidatos.

Uma dica importante é que o estudante, ao receber a prova, verifique se o caderno de questão e o cartão-resposta têm a mesma quantidade de itens e se não há erro gráfico. É recomendado ler e conferir as informações pessoais no caderno de questões, no cartão-resposta, na folha de redação e na lista de presença.

A apresentação de documento de identidade original com foto é obrigatória. RG, passaporte, carteira de trabalho, Carteira Nacional de Habilitação com foto, Certificado de Dispensa de Incorporação e Certificado de Reservista são considerados válidos para apresentação, segundo o edital do exame. Se tiver perdido o documento, o estudante deve apresentar boletim de ocorrência com data de, no máximo, 90 dias antes da prova.

O aluno poderá deixar o local após duas horas do início da prova. Quem quiser levar o caderno de questões deverá aguardar até os últimos 30 minutos antes do fim das provas.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta