2 Um domingo de muita fé e devoção em comemoração ao dia do padroeiro da cidade, São Gonçalo do Amarante. Cerca de 150 devotos acompanharam a procissão em homenagem ao santo, neste domingo (10/01), às 17:30h. Os fiéis se concentraram na Praça Estephânia de Carvalho (Zé Garoto) e caminharam pela rua Coronel Moreira César até a Igreja Matriz de São Gonçalo do Amarante, onde foi celebrada missa.

Após as solenidades, o público assistiu à encenação do auto de São Gonçalo, contando a história1
do padroeiro da cidade. De acordo com a Fundação de Artes de São Gonçalo (Fasg), o elenco que atuou na encenação foi formado por profissionais gonçalenses. A Direção do espetáculo ficou à cargo do superintendente de Teatro da Fasg, Ivan Oliveira da Silva. As festividades foram encerradas com show da Banda Benedictus.

Maria do Carmo Oliveira, de 38 anos, moradora da Brasilândia, participou das comemorações e elogiou as homenagens.

“Eu sou devota de São Gonçalo e costumo frequentar a igreja. Eu sempre participo das homenagens e achei tudo bastante organizado e bonito. Eu estive na procissão, participei da missa e achei incrível o profissionalismo do auto de São Gonçalo. Muito belo e inspirador. Estão de parabéns!”, comemorou Maria do Carmo.

De acordo com o pároco responsável pela Igreja Matriz de São Gonçalo, padre André Luís Bastos Siqueira, as homenagens à São Gonçalo fazem parte da tradição da cidade e resgatam a identidade cultural do gonçalense.

“O resgate da história nos devolve a memória, nos forma como cidadãos e fortalece a nossa fé”.

O secretário de Turismo e Cultura de São Gonçalo, Michel Portugal, participou das festividades de São Gonçalo e ressaltou o caráter cultural do evento.

“Esta festa é uma tradição e faz parte da cultura gonçalense. É muito bom ver tantos devotos participando dessa homenagem. É uma festa bonita, que resgata as nossas tradições, além de ser um grande momento de fé”, ressaltou Michel Portugal.

4Durante cinco dias, os fiéis puderam participar das comemorações a São Gonçalo do Amarante , que começaram na quarta-feira ( 06/01) com os tríduos sobre a história da cidade e sua relação com o padroeiro. No sábado (09/01) foi realizada missa e show com David Silva e Grupo 7 Dons. No domingo (10/01), encerrando as comemorações, foi realizada a tradicional procissão, seguida de missa, do Auto de São Gonçalo e show com a banda Benedictus.  Toda a infraestrutura para a festa foi oferecida pela Prefeitura de São Gonçalo .

 

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta