Captura de Tela 2018-07-21 às 00.26.29Uma medalha especialmente desenhada pelo Primeiro-Tenente (AA) Márcio Luiz Neto e cunhada para a ocasião foi entregue na festa da Associação Almirante Prado Maia (Aprama), no Clube Naval Piraquê, Rio de Janeiro, ao ex-Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Julio Soares de Moura Neto em comemoração aos 80 anos do Quadro de Oficiais Auxiliares da Marinha. “Diante da ameaça de uma nova guerra mundial, o então ministro da Marinha, vice-almirante Henrique Aristides Guilhem, propôs ao presidente Getúlio Vargas a criação dos quadros de oficiais auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais e de Oficiais Auxiliares da Marinha, sancionada pelos decretos leis 329 e 335, de 15 de março de 1938, respectivamente.

Um pouco de História

Em 1974, pela lei 6.158 de 5 de dezembro, os quadros recebem o nome de Quadros de Oficiais Auxiliares da Marinha, compostos do Quadro de Oficiais Auxiliares do Corpo de Fuzileiros Navais e Quadro de Oficiais Auxiliares da Armada, hoje, Quadro Auxiliar da Armada e Quadro Auxiliar de Fuzileiros Navais. A partir de 1979, o curso foi unificado, tendo ambos os quadros constituídos uma mesma turma anual, passando a ser ministrado na Escola de Formação de Oficiais da Reserva da Marinha.” “Em 1998, com o advento das primeiras Oficiais Auxiliares (Armada), o Quadro cresceu ainda mais em competência na execução das tarefas administrativas. Em 2015, a presença das precursoras auxiliares fuzileiros navais no Curso de Formação do Centro de Instrução Almirante Wandenkolk possibilitou a presença da mulher, também, nas áreas combatentes da Força. Mais recentemente, em 18 de dezembro de 2017, a lei 13.541, assinada pelo presidente Michel Temer devolveu ao Oficial Auxiliar a possibilidade de galgar o posto de Capitão de Mar e Guerra.

Homenagem.

Sr. Antônio e Tenente (AA) Márcio – Agraciado com a moeda dos 80 anos do QOAM.

Sr. Antônio e Tenente (AA) Márcio – Agraciado com a moeda dos 80 anos do QOAM.

Foi agraciado com a moeda dos 80 anos do Quadro de Oficiais Auxiliares da Marinha, o Diretor chefe, Sr. Antonio Souto. Congratulo o amigo Antônio pela divulgação da Marinha do Brasil e por ostentar a bandeira de faina atopetada e trêmula no mastro da renomada TVWIN.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta