CARTAO VISITANOVOO Hospital Municipal Luiz Palmier, em São Gonçalo, voltou a bater recorde no número de atendimentos no mês de junho. Foram 2.660 atendimentos e 542 partos. E a unidade vem se destacando pelo número de nascimentos de gêmeos. Nas últimas semanas a felicidade veio em dobro para três mamães.

O número de partos na unidade vem aumentando a cada mês desde o fechamento de hospitais nos municípios vizinhos da Região Metropolitana. Pacientes de cidades como Cachoeiras de Macacu, Maricá, Itaboraí, Seropédica e Magé estão entre os principais atendimentos realizados no Luiz Palmier.

No últimos dois anos, a Prefeitura de São Gonçalo fez uma série de investimentos no Hospital Luiz Palmier, como a ampliação do número de leitos e a criação de novos espaços.

Partos normais – Com a proposta de humanização, a secretaria de Saúde melhorou a qualidade dos serviços, incentivando o número de partos normais. Hoje são realizados em média 150 a mais que cesarianas.

Uma equipe especializada acompanha o processo de gestação das pacientes, desde o pré-natal a saída da maternidade. Além dos partos, inúmeros procedimentos cirúrgicos são realizados na unidade, como curetagem uterina, laqueadura de trompas, drenagem de abcesso, video histeroscopia, entre outros.

Reforma e ampliação – Nova recepção climatizada com 40 cadeiras e banheiros adaptados. Uma sala de acolhimento foi instalada logo após a recepção, o que garante maior agilidade no atendimento, e novos consultórios médicos.

Espaço Mãe Canguru – Integra o programa de humanização no atendimento, conta com quartos com dez leitos para que as mães possam permanecer na unidade mesmo após a alta médica, porém próximas dos recém-nascidos que, por motivos de saúde, ainda precisam permanecer internados. deputado-federal-rodrigo-maia-dem-rj-1337702533778_300x420

Espaço Cegonha – Em uma enfermaria humanizada e totalmente voltada às mães em pós-parto, a nova área conta com o SPA do Bebê, local onde os profissionais de enfermagem dão às primeiras orientações às mães sobre o primeiro banho e cuidados necessários. Em outro espaço, reservado e junto aos leitos e berços do alojamento conjunto, médicos fazem os procedimentos.

Cegonha Móvel – O veículo elétrico do projeto “Cegonha Móvel” funciona 24 horas e facilita o acesso ao Hospital Luiz Palmier, que tem trajeto inclinado. O projeto foi implantado após a realização de uma pesquisa com as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), que comprovou que 50% das pacientes da unidade chegam ao local através de transporte público.

Espaço Rosa – Com o objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Com um ambiente amplo e moderno, o espaço conta com dois consultórios médicos, mamografia e ultrassonografia. No local, as mulheres também têm informações sobre planejamento familiar com uma equipe formada por enfermeiros e indicações para fazer laqueadura e o companheiro, a vasectomia. Com capacidade para fazer cerca de mil mamografias e, aproximadamente, 1.500 ultrassonografias por mês, além das consultas clínicas, o espaço faz cinco tipos de ultrassonografia, biópsia e quatro tipos de mamografia.

CARTAO VISITANOVOKit Cegonha – Como parte do atendimento humanizado e como forma de suporte às mamães que deixam a maternidade, a Prefeitura de São Gonçalo garante, desde abril de 2015, o Kit Cegonha a todas as pacientes. O Kit é entregue logo após o nascimento do bebê e contêm 16 itens, entre bolsa, manta, toalha de banho e roupas, produtos essenciais para o enxoval.

Consultório Odontológico para Gestantes – Serviço pioneiro no Estado do Rio de Janeiro, o consultório odontológico para gestantes da rede municipal de Saúde de São Gonçalo está completando um dois de funcionamento. Com média de 12 pacientes atendidas por dia, o consultório está acabando com o mito de que mulheres grávidas não podem ir ao dentista.

Alojamento Conjunto – Chegada de 86 berços que incentiva e fortalece o vínculo entre mãe e filho. Assim, durante a internação, mãe e filho permanecem unidos nos leitos.

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta