BICICLETARIONiterói está mais próximo de ganhar um bicicletário no centro da cidade. A Prefeitura publicou nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial, a convocação para licitação da obra de construção do espaço da Praça Arariboia. A tomada de preços está marcada para o dia 20, às 15h. O projeto foi desenvolvido pelo Programa Niterói de Bicicleta, coordenado pela vice-prefeitura. O local terá capacidade para 424 vagas – 136 horizontais e 288 verticais -, e estará à disposição dos ciclistas 24 horas por dia.

Além de vagas para as bikes, terá recepção, bebedouro, área de descanso, área para manutenção básica e bombas de ar, ocupando uma área de total de 478 metros quadrados aproximadamente. A previsão é que a obra esteja concluída no segundo semestre. O investimento será de R$ 852.598,79.

bicicletários23O vice-prefeito Axel Grael destaca que o Niterói de Bicicleta é um programa que tem como finalidade encontrar espaços para bicicleta no cotidiano da cidade. Ele explica que o programa tem duas vertentes importantes: a implantação de ciclovias e ciclofaixas, e dar aos ciclistas opções de locais para estacionar as bikes.

Para desenvolver o projeto, o Programa Niterói de Bicicleta realizou uma pesquisa no próprio local, com ciclistas e interessados em utilizar o meio de transporte. No levantamento, eles apontaram de que forma consideram ideal a colocação das vagas, além da necessidade do local ter segurança e também um espaço para pequeno atendimento técnico. A pesquisa apontou ainda que a construção de um bicicletário estimularia muitos ciclistas a deixarem o carro em casa para ir trabalhar, já que poderão ganhar um espaço seguro para deixarem suas bicicletas.

Nos últimos dois anos, foram instaladas 1.054 vagas de bicicletas no município, distribuídas em 89 pontos de diversas regiões. Segundo a Prefeitura, o objetivo é que até o fim do ano o número de vagas chegue a 1.220, e novos pontos sejam instalados em diferentes locais. Outros pontos importantes onde já foram instalados paraciclos são em frente à estação dos catamarãs de Charitas, com 70 vagas, e em Camboinhas, que tem 40 vagas. Quatro escolas da rede municipal de ensino também receberam estacionamento de bicicletas, beneficiando alunos e professores.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta