aidsA Fundação Municipal de Saúde em comemoração ao Dia Mundial da Lutra contra a Aids, 1 de dezembro, está realizando hoje diversas ações educativas de prevenção e testes rápidos de Aids e sífilis na população. A campanha terá atividades durante todo o mês, o chamado Dezembro Vermelho.

As unidades de saúde da rede pública municipal habilitadas estão realizando a testagem rápida gratuita, além de um veículo especial, localizado no Campus do Gragoatá da Universidade Federal Fluminense (UFF). Além de ações educativas, como a distribuição de material informativo e rodas de conversa.

Se o diagnóstico do teste for positivo, o usuário será cadastrado para o tratamento com antirretrovirais para tornar a carga viral indetectável. As unidades que fornecem o tratamento são: Hospital Municipal Carlos Tortelly, Policlínica Regional Largo da Batalha, Policlínica Regional Carlos Antonio da Silva, Policlínica Regional Sergio Arouca, Unidade Básica do Barreto, Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio para as gestantes HIV positivas, o Hospital Estadual Azevedo Lima e o Hospital Universitário Antonio Pedro.

Por contágio sexual ou pelo sangue, o HIV é o vírus que invade as células do sistema imunológico, enquanto a Aids é o quadro de enfermidades ocasionadas pela perda das células de defesa em decorrência da infecção desse vírus.

No dia 14 será realizado o XIV Seminário RedusAids – “Combinando a Prevenção e o Cuidado em DST/Aids e Hepatites Virais: Novos Tempos e Outras Palavras”, no auditório da Universidade Salgado de Oliveira (Universo) das 8h30 às 16h30, com estudiosos e profissionais da área.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta