2 As obras para a reforma e modernização da unidade do PAM de Neves estão a todo vapor. A previsão da secretaria municipal de Saúde é de que os trabalhos sejam concluídos até o início do segundo semestre deste ano.

Com as intervenções, o PAM contará com cinco novos equipamentos médicos para as áreas de odontologia, saúde mental, centro de reabilitação infantil e espaço para atendimento a dependentes químicos. E o atendimento que, atualmente, é de cerca de 300 pacientes por dia, será triplicado.

De acordo com o encarregado da obra, Adenilson Perdone, a forte chuva que tem atingido o Estado do Rio de Janeiro nos últimos dias não prejudicou o andamento das obras. Ela informou que os galpões 1 e 2 já estão com mais de 50% da obra concluída. No momento, os operários trabalham na recuperação do telhado (que ganhará rebaixamento em gesso), embolso e instalações elétrica e hidraúlica. Na próxima semana, as divisórias de madeira do galpão 3, começam a ser removidas para dar lugar às paredes de alvenaria.

A expectativa pela reforma do PAM Neves também é grande e a  diretora do PAM, Juliana de Souza, garantiu que mesmo com a obra e a desocupação de algumas áreas o atendimento está regular.

“Estamos adequando os horários para não deixar de atender ninguém. Esse ambiente de obra, muitas vezes parece incômodo, mas é por uma boa causa e todos os profissionais estão conscientes de que tudo será para melhorar a unidade. Vamos ter mais espaço para trabalhar e até a possibilidade de equipes multidisciplinares, como psicólogos e fonoaudiólogos trabalharem integradas”, ressaltou Juliana.

Atualmente, existem 10 especialidades no PAM Neves: neurologista, pediatria, ginecologista, ortopedista, angiologista, clínico geral, fonoaudiologia, psicólogo, infectologista e cardiologista. Durante as obras, os serviços são oferecidos normalmente. Apenas o serviço de DST/Aids foi transferido, temporariamente, para a Clínica da Família do Barro Vermelho, inaugurada em dezembro.

Entre os serviços que serão oferecidos no PAM após a ampliação estão o Centro Especializado em Reabilitação (CER), que assiste a pessoa com deficiência, trabalhando seu desenvolvimento físico, psicossocial, profissional e educacional, além do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), onde poderão ser realizados procedimentos como diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico de câncer de boca; periodontia especializada; cirurgia e endodontia, com atendimento aos portadores de necessidades especiais.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta