1Quem nunca teve uma ideia e quis escrever a respeito? Quem já leu um livro e pensou em ser autor? Quem em sala de aula aumentava o tamanho da letra só para ocupar mais espaço nas 30 linhas que po professor exigis? Pois é, existem algumas maneiras interessantes para não ter mais essa dificuldade ou então ser autor de um  Best Seller.

Uma oficina de escrita criativa,por exemplo  oferece a você a oportunidade de aperfeiçoar suas habilidades de escrita, compartilhando sua escrita com seus pares sob a liderança de um ou mais escritores profissionais ou professores. Algumas oficinas de escrita criativa são parte de um currículo da faculdade de escrita, enquanto outras são oferecidas como cursos de enriquecimento de faculdades comunitárias, outras ainda são oferecidas em conferências, convenções, festivais e retiros de escritores. Encontrar a oficina de escrita criativa certa para você exige saber seu nível de conhecimento e preferências e, depois, pesquisar as existentes para encontrar a que melhor combina com as suas necessidades. As etapas a seguir mostram com mais detalhes como encontrar uma oficina de escrita criativa.

O que procurar

  1. Procure saber para que grupo demográfico a oficina é designada. Algumas são designadas para escritores de todas as idades, enquanto outras somente para crianças e adolescentes ou idosos. Algumas são projetadas somente para mulheres, enquanto outras para ambos os sexos.
  2. Procure por uma oficina que escritores que lida com o tipo de escrita que você quer fazer. As oficinas de escrita criativa estão disponíveis especializadas em roteiro, poesia, histórias em quadrinhos ou gêneros de ficção, como ficção científica, fantasia, terror e suspense. Estar rodeado de outros escritores que compartilham os mesmos interesses de escrita que você será mais benéfico do que se matricular em uma oficina onde somente alguns participantes gostam do mesmo tipo de escrita que você.
  3. Procure por uma oficina que oriente sobre o que você está escrevendo no seu manuscrito. Algumas oficinas de escrita criativa são voltadas para os escritores que têm apenas uma ideia para a história, enquanto outras ajudam os escritores a moldarem os manuscritos que estão produzindo.
    • As oficinas voltadas para ajudar os escritores a moldarem os manuscritos existentes podem exigir que os participantes enviem uma ou mais cópias dos seus manuscritos em um programa avançado. Isto é particularmente verdadeiro para as oficinas que duram um dia ou menos, conectadas com um evento como uma convenção de ficção científica.
  4. Procure por oficinas que forneçam atenção suficiente a você. Quanto menor a oficina ou menores ou grupos divididos em uma oficina maior, é mais provável que você receba atenção personalizada e críticas específicas do seu trabalho. Para uma6 oficina maior lhe dar esta atenção, seus líderes devem ser uma quantidade suficiente de tutores e facilitadores.
  5. Olhe quanto tempo a oficina vai durar. As oficinas de escrita criativa podem durar de algumas horas a várias semanas. (As oficinas em faculdades comunitárias podem consistir de várias sessões de 1 a 2 horas cada). As oficinas menores podem ser mais intensivas e focadas, enquanto as maiores podem ter um sentido mais descontraído.
    • Esteja ciente que algumas oficinas de escritores se anunciam como sessões de uma semana e terminam em cinco dias.
  6. Olhe a instalação de realização da oficina de escritores. As oficinas de escrita criativa em conjunto com universidades ou faculdades comunitárias são normalmente realizadas no campus. As oficinas associadas com conferências, convenções ou festivais são realizadas normalmente no mesmo local do evento principal, que pode ser um hotel, um alojamento com café da manhã, um centro de convenção ou de retiro, um salão social de uma igreja ou outro local.
    • A instalação de realização do evento geralmente determina a disponibilidade de oferecer refeições, bebidas e outras comodidades, como serviço de quarto, acesso à internet e biblioteca, telefone, televisão e ar condicionado. Para oficinas onde as refeições no local não são disponíveis, verifique a distância do restaurante mais próximo ou a possibilidade de preparar suas próprias refeições.
    4
  7. Observe as credenciais dos instrutores/mediadores. As oficinas de escrita criativa podem ser conduzidas por escritores profissionais que podem ter pouca ou nenhuma experiência de professor ou por professores de escrita experientes (instrutores ou professores de faculdades comunitárias) que podem ter relativamente poucos créditos profissionais. Verifique os currículos dos líderes tanto nos folhetos da oficina quanto em sites ou outras fontes da internet e, se possível, leia alguns dos seus trabalhos para ter uma ideia sobre como são seus estilos de escrita.
    • Veja também depoimentos escritos que os líderes da oficina tenham recebido. Observe o número de depoimentos, as credenciais das pessoas que os deram e também preste atenção nas palavras usadas para elogiar o líder. Os depoimentos que detalham a oficina e o líder lhe darão uma ideia melhor sobre o que esperar do curso.
    • Partindo do princípio que as credenciais são iguais, você pode preferir estudar com os escritores que você admira do que com aqueles que não conhece, mas você pode correr o risco de somente imitar aquele estilo e não encontrar o seu próprio.
  8. Veja os resultados alcançados pelos participantes da oficina. A medida mais óbvia para saber se uma oficina obteve sucesso é saber quantos participantes tiveram seus trabalhos publicados. Procure por nomes dos últimos participantes e os títulos e editoras dos seus trabalhos publicados, ao invés de ter declarações gerais dizendo que certa porcentagem de participantes se transformou em autores publicados.
  9. Pesquise os custos gerais. O custo total de uma oficina de escrita criativa depende da sua duração, do nível de talento exigido e do lugar onde é realizada. Você também terá que descobrir o custo da viagem e do site, bem como de quaisquer comodidades não incluídas (como alimentação) e as despesas acessórias. Se você não puder arcar com uma oficina de escrita particular, considere uma mais 2barata mais perto da sua casa que ofereça menos frescura, mas terá o feedback necessário para a sua escrita.

Avisos

  • Desconfie de qualquer oficina ou outro programa de escrita que mostre quão rico e famoso você pode ficar através da escrita. Enquanto as oficinas de escrita boas podem ajudá-lo a refinar seu trabalho com a qualidade da publicação, não existe garantia nenhuma que um manuscrito bem-escrito será automaticamente publicado. Você pode esperar ser rejeito várias vezes antes de ter seu manuscrito finalmente publicado.
  • Mesmo se as oficinas de escrita não prometerem que não podem entregar, não vá com a expectativa que seu trabalho será publicado depois de participar dela. Mesmo que você pode querer participar de várias oficinas enquanto se torna um escritor, existem vários pretensos escritores que participam de oficina atrás de oficina a fim de encontrar alguma fórmula mágica para escreverem com sucesso ao invés de se esforçarem na escrita atual.

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta