Militar da Marinha ministra palestra para as crianças do Projeto Cajuzinho

No último dia 21, uma militar da Marinha do Brasil, a Sargento Renata Simões Silveira, veio ao Parque de Material de Eletrônica da Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ) para compartilhar sua história com as crianças do Projeto Cajuzinho.

Terceiro-Sargento de Telecomunicações - Renata Simões da Marinha do Brasil

Terceiro-Sargento de Telecomunicações – Renata Simões da Marinha do Brasil

A “Ordem Unida” uma das atividades militares

A “Ordem Unida” uma das atividades militares

Formada em Engenharia de Produção, Mestre e Doutoranda em Engenharia Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), a Sargento Renata contou às crianças sua trajetória e, por ser ex-aluna do Colégio Pedro II, tradicional instituição de ensino público federal, localizada na cidade do Rio de Janeiro e fundada na época do período regencial brasileiro, ela pôde dividir sonhos e experiências vividas dentro desse Colégio, e na oportunidade aproveitou para incentivá-las com relação à prova do processo de seleção do Pedro II.

Distribuição de brindes para a alegria dos pequenos

Distribuição de brindes para a alegria dos pequenos

Para Renata esse Programa, é completo, pois além de ser voltado à inserção social, ele alia a prática esportiva com a educação, formando cidadãos conscientes de seu papel na sociedade.

Para ela o esporte é um excelente aliado, “durante a minha infância eu fiz Balé e isso me deu disciplina que acabei levando para minha vida. Aliar esporte com as aulas de português e matemática torna esse projeto muito mais efetivo”, relatou ela.

Durante a explanação, Renata ensinou ainda, uma música que é ministrada aos alunos do Colégio Pedro II e distribuiu brindes para a alegria dos pequenos. Ao final do evento, as crianças tiveram a oportunidade de apresentarem a “Ordem Unida” que é uma das atividades militares, onde são treinadas as marchas e desfiles cívicos, através de movimentos harmoniosos, cadenciados e equilibrados.

Convidar militares de outras Forças, isto é, Exército e Marinha, faz parte do planejamento da nova coordenação do Projeto Cajuzinho para este ano, pois, segundo o Diretor do PAME-RJ, Coronel Engenheiro Fernando Marques Junior, além de estreitar os laços, esse compartilhamento ajuda, também, a ampliar os horizontes desses estudantes.

O Cajuzinho faz parte do programa “Segundo tempo – Forças no Esporte” desenvolvido pelos Ministérios da Defesa, do Esporte, da Estação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que promove a inclusão social por meio de práticas esportivas para os estudantes em situação de vulnerabilidade social, de escolas próximas ao PAME-RJ. Desde sua implantação, em março de 2013, o projeto já beneficiou cerca de duzentas e quarentas crianças.

                                                                         Ordem Unida no Projeto Cajuzinho.

Pesquisador: 1ºTen.(AA) Márcio Luiz Neto.

 

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta