11Hoje dia  (10/01) se comemora o dia do padroeiro, São Gonçalo do Amarante, que deu origem ao nome da cidade que é a segunda em população do Estado do Rio de Janeiro.  Por conta de decreto-lei 291/10, do vereador José Carlos Vicente, a data se tornou feriado municipal. Neste dia, haverá quermesse e missa solene em homenagem ao padroeiro. A iniciativa é da igreja Matriz e dos fiéis que se mobilizaram em prol da causa. Os festejos sempre conta com Alvorada Festiva, Santa Missa, e uma procissão, entre outras atividades. A

Barão de São Gonçalo

Barão de São Gonçalo

festa do padroeiro remonta as origens que pensar sobre o passado e sobre o futuro. O nome da cidade está diretamente ligado ao fato de o Barão Gonçalo

Gonçalves ter a sensibilidade de renomear a cidade com o nome de São Gonçalo, sim pois a história datada de 1579, Gonçalo Gonçalves recebeu a propriedade da sesmaria do Assunção, localizada entre o rio São Lourenço e a atual praia das Pedrinhas. Renomeou a terra para São Gonçalo e mandou

construir uma capela em homenagem ao santo com seu nome e padroeiro de sua cidade natal, em Portugal. Alguns historiadores contam que a cidade de São Gonçalo teve seu marco original a partir da capela que deu lugar hoje à Igreja Matriz de São Gonçalo de Amarante. Outros contam que a primeira capela foi construída em Guaxindiba e que, depois de demolida, foi transferida para o local atual. O certo é que a capela foi elevada à categoria de paróquia em 1643 e o primeiro pároco tomou posse em 1647. Originalmente, a fachada da igreja possuía estilo barroco. Com as sucessivas reformas, hoje a igreja exibe estilo neo-clássico. Na década de 1970, as paredes e os pisos de madeira, atacados por cupins, foram substituídos por concreto, ferro e azulejos.

  • São Gonçalo tem uma grande fama de santo casamenteiro. De acordo com a lenda, a mulher que tocar no túmulo de São Gonçalo do Amarante – que está enterrado em Portugal – terá um casamento garantido e feliz.
  • Gonçalo de Amarante nasceu no fim do século XII em Tagilde, na freguesia de São Salvador, no distrito de Braga, em Portugal.
  • Sob a orientação do Arcebispo de Braga, Gonçalo se dedicou ao estudo da teologia e ao sacerdócio.
  • Depois de formado, passou 14 anos viajando pela Terra Santa, no Oriente Médio, e depois voltou para Portugal, onde se retirou como eremita na região de Amarante.
  • São Gonçalo morreu em 10 de janeiro de 1259 (ano incerto) na sua singela cabana de orações.
  • O santo foi sepultado neste mesmo local, onde se construiu um grande mosteiro em homenagem à sua alma.
  • Mesmo não sendo oficialmente canonizado pela Igreja Católica, São Gonçalo é tido como santo pelo povo e venerado como tal.

Oração de casamento para São Gonçalo

“São Gonçalo do Amarante, 
Casamenteiro que sois,
Primeiro casais a mim;
As outras casais depois.

São Gonçalo ajudai-me,
De joelhos lhe imploro,
Fazei com que eu case logo,
Com aquele que adoro.”

 Outras reportagens sobre o tema nos links abaixo:

http://tvwin.com.br/noticias/fieis-participam-das-homenagens-a-sao-goncalo/
http://tvwin.com.br/noticias/sao-goncalo-realiza-festa-em-homenagem-ao-seu-padroeiro/
http://tvwin.com.br/programas/meditacao/igreja-matriz-realiza-missa-em-comemoracao-ao-dia-do-padroeiro/

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta