autismoDos mais de mil alunos com deficiência matriculada na rede pública de ensino em São Gonçalo, 142 são autistas. Visando conscientizar a rede de ensino, assim como toda população, a secretaria de Educação, por meio da Coordenação de Educação Inclusiva promove a partir desde sábado (02) a Semana Municipal de Conscientização do Autismo.

Criada desde fevereiro de 2014, quando o prefeito Neilton Mulim sancionou a lei que a constitui, a semana contará com palestras, atividades recreativas e oficinas que acontecerão simultaneamente em todas as escolas da rede. Referência em Educação Inclusiva no município, atendendo a mais de mil alunos com necessidades especiais, o Centro de Inclusão Municipal Helen Keller (CIM), que assiste 40 alunos com autismo, também preparou uma programação especial para esta semana.

centro dde inclusãoNa próxima quarta-feira (06) o CIM realiza a formatura do II curso de atendimento educacional especializado. Voltado para servidores da rede pública, o curso ministrado pela equipe multidisciplinar do Centro de Inclusão, contou com 50 profissionais e teve duração de 10 meses. A formatura será na sede da OAB em São Gonçalo, às 9h.

Já a sexta-feira (08), a partir das 10h, uma caminhada pela conscientização marcará o encerramento da semana do autismo. Com a presença de alunos, responsáveis, professores e servidores da rede de ensino, o percurso sairá do CIM e percorrerá as proximidades da sede no bairro Vila Lage. Para a coordenadora da unidade, Ellen Coimbra, a semana é um marco importante para que a população perceba a importância de investir em cuidados para aqueles que tanto precisam.

A maioria é rejeitada pela família, muitos sofrem com o preconceito dentro de casa devido as suas limitações e necessidades diferenciadas, mas aqui nós criamos um espaço de acolhimento. As famílias chegam aqui no limite da dor, depois de já terem sofrido tanto em busca de um atendimento digno. Eu vejo a força de cada uma das mães e responsáveis, e isso só nos dá certeza de continuar a fazer o nosso trabalho com excelência”, afirma.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta