hepatite

A partir de agosto, o Sistema Único de Saúde (SUS) passará a realizar testes rápidos para detectar infecção pelo vírus da hepatite. Os resultados dos exames ficarão prontos em apenas 30 minutos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta – feira, 06.

Autoridades destacaram a necessidade de incorporação do teste para ampliar o acesso ao diagnóstico das infecções causadas pelo vírus da hepatite B.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hepatologia, as hepatites são situações em que o fígado se encontra inflamado e é de extrema importância que o diagnóstico seja feito precocemente.

Se forem crônicas, as hepatites podem levar o fígado a sofrimento, e a resposta a esse sofrimento é a produção de tecido cicatricial (fibrose) dentro do órgão. A fibrose pode evoluir para uma cirrose hepática, no futuro, com a continuada agressão ao

Inicialmente, os testes serão realizados nos Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) das capitais do país, para depois serem estendidos às unidades básicas de saúde.

 

Comentários

comentários

Deixe uma resposta