Acabar com a corrupção na política é um desejo de muitas pessoas, mas não é tão simples quanto parece. Ainda sendo algo complicado, um estudo americano publicado recentemente deu uma possível solução para esse problema. O estudo foi publicado no Hornal of Economic Behavior & Organization. Ele confirma que os países com mais mulheres na política têm menos corrupção. Isso tanto para nível local ou nacional. Os pesquisadores que compararam os níveis de corrupção com estatísticas globais em 125 países confirmaram os dados.

aAs mulheres no meio político têm um grande impacto no nível de corrupção. Não porque sejam inerentemente menos corruptas, mas porque tendem a se alinhar às políticas relacionadas à educação, saúde, bem estar das crianças, direitos das mulheres e famílias no geral. Deve haver uma correlação grande entre a participação feminina e a falta de corrupção em todas as profissões. Os papéis políticos atraem menos mulheres corruptas do que homens corruptos.”Esta pesquisa ressalta a importância do empoderamento das mulheres, sua presença em papéis de liderança e sua representação no governo”, disse o autor do estudo Sudipta em um comunicado. “Isto é especialmente importante à luz do fato das mulheres permanecerem sub representadas na política na maioria dos países, incluindo os Estados Unidos”, completou. As mulheres nos países com um nível de igualdade maior tendem a ter os impactos mais fortes contra a corrupção. Nos Estados Unidos, por exemplo, menos de um quarto dos cargos do Senado são das mulheres.

C Apenas 19% dos membros da Câmara dos Estados Unidos são mulheres. A nação nunca teve uma mulher como presidente. Diferente dessa realidade, mais de um terço dos membros do Parlamento Europeu são mulheres. Na lista de lugares com a maior representação de mulheres estão Ruanda, Bolívia, Cuba, Islândia e Nicarágua. Os pesquisadores ainda analisaram as mulheres na força de trabalho e nas posições administrativas, assim como suas funções gerenciais e de tomada de decisão. A promoção de igualdade de gênero como um todo deve apoiar as mulheres na política. Isso é capaz de reduzir significativamente o alto nível de corrupção no governo geral, segundo os pesquisadores. Como as mulheres tendem a olhar mais para questões sociais, os autores afirmam que esse é um bom caminho para usar o dinheiro público.
E aí, o que você achou dessa matéria? Comenta pra gente aí embaixo e compartilhe com seus amigos. Lembrando sempre que o seu feedback é extremamente importante para o nosso crescimento.

Comentários

comentários

Categoria

Notícias

Deixe uma resposta