Detalhes

1º Encontro Municipal de Leitura de São Gonçalo ocorreu no teatro Sesc, no bairro Estrela do Norte, no dia 04 de dezembro. Na parte da manhã, os alunos do Clube do Leitor – uma das principais ações do projeto “Tudo é leitura. Tudo é narração”, participaram de apresentações teatrais e musicais.

Uma das atrações que mais arrancou aplausos da plateia foi a releitura de “Saltimbancos”, um musical infantil com letras do italiano Sergio Bardotti e música do argentino Luis Enríquez Bacalov, com versão em português e músicas adicionais de Chico Buarque. A peça foi protagonizada por alunos das escolas municipais João Cabral de Melo Neto e Darcy Ribeiro, ambas localizadas em Vista Alegre.

Desenvolvido pela Editora Melhoramentos, o projeto Magia de Ler é considerado um programa inovador, focado na formação de leitores da Educação Infantil ao 9° ano do Ensino Fundamental. Através de oficinas de vivência e palestras orientadas para a instrumentalização técnica dos educadores participantes em torno do conteúdo do programa, o programa revela-se como uma ferramenta de apoio aos gestores que desejam instituir em suas redes de ensino ações efetivas e duradouras relacionadas à formação de leitores.

Já o “Tudo é leitura. Tudo é narração” possui quatro ações, tendo como público alvo os estudantes do 2º segmento da Educação Fundamental e os matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA): o Clube do Leitor, o Salão do Livro, o Encontro Municipal de Leitura e o Curso de Formação Continuada de Mediadores de Leitura.

No Clube do Leitor, os alunos poderão participar, de forma voluntária, tendo acesso a dez títulos de livros. A intenção é estimular a leitura de pelo menos dois livros por ano. O Salão Municipal do Livro está previsto para ocorrer no dia 12 de março, data em que o prefeito Neilton Mulim instituiu o Dia Municipal de Incentivo à Leitura.

O poeta, cronista e professor universitário Affonso Romano de Sant’Anna, 77 anos, que encerrou o 1º Encontro Municipal de Leitura de São Gonçalo. Presidente da Biblioteca Nacional de 1990 a 1996, onde criou o Sistema Nacional de Bibliotecas e o Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), ele é o padrinho do programa no município.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta