Detalhes

Na semana que antecede o Dia das Mães, o prefeito de São Gonçalo, Neilton Mulim, participou da entrega dos kits do projeto Cegonha Gonçalense, na maternidade municipal do Complexo Luiz Palmier, no bairro Zé Garoto.

O projeto de incentivo a realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal nas Unidades Básicas de Saúde do município, beneficia as mamães com kits maternidade logo após o nascimento do bebê. Contendo 16 itens, entre bolsa, manta, toalha de banho e roupas, os kits tem produtos essenciais para o enxoval do bebê.

A maternidade do Hospital Luiz Palmier aumentou o número de partos nos últimos dois anos. Se em fevereiro de 2013 eram realizados 90 partos, hoje já são 275 partos mensais, entre normais e cesáreas.

A visita foi acompanhada pelo presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores, Lecinho Breda e por integrantes da secretaria municipal de Saúde.

O pré-natal é a assistência médica e de enfermagem prestada a mulher durante os 9 meses de gestação. Durante o acompanhamento é realizada a aferição da pressão arterial, a medição do tamanho da barriga, o peso da futura mãe, escutar o coração do bebê e realização de exames. Este acompanhamento diminui o risco de complicações e é onde se identifica doenças como hipertensão, infecção urinária, anemia e doenças como aids e sífilis, que podem prejudicar a gravidez e a formação do bebê.

Além disso, durante esse acompanhamento, a gestante recebe informações sobre cuidados importantes, como aleitamento materno, alimentação balanceada e a prática de exercícios físicos. Com relação aos exames, o indicado para uma gravidez sem complicações são os testes de sangue, glicemia, urina, sorologia anti-HIV (que identifica presença do vírus da Aids), sífilis, hepatites B e C, toxoplasmose, rubéola e estreptococo. Durante o pré-natal, o médico também pode indicar a necessidade de a grávida tomar vacinas contra hepatite, gripe e dT (dupla adulto contra difteria e tétano) e realizar exames de sangue para verificar os níveis dos hormônios da tireoide, que regulam o organismo da mãe e o desenvolvimento do feto.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta