Quem disse que colorir é só pra crianças? Adultos também podem combater o stress através desta terapia descoberta por Johanna Basford. Floresta Encantada e Jardim Secreto são sucessos de bilheteria no mundo todo. Os livros foram inspirados em visitas de infâncias aos seus avós, na ilha de Arran em Ayrshire, na Escócia, e já venderam quase dois milhões de cópias.

Floresta Encantada tem sua inspiração nas matas que cercavam a casa dos avós de Johanna. “As florestas eram selvagens, imprevisíveis e assustadoras e eu amo o jeito brincalhão que crianças veem o mundo, como se através de uma lente maravilhosa o mundo se transformasse em algo mágico”, diz Johanna. Os livros despertam o saudosismo da infância e um momento nostálgico, uma forma de aliviar o stress, além de ser um ótimo presente para os amigos artistas, designers e ilustradores.

O fenômeno começou no Reino Unido e se expandiu pelos outros países. O preferido entre os livros é o Jardim Secreto, da ilustradora escocesa JohannaBasford, que já vendeu 1,5 milhão de cópias no mundo. Segundo a editora Sextante, que publica a obra no Brasil, já foram mais de 100.000 exemplares no país. As pessoas encontram no prosaico exercício de colorir uma forma de desligar dos programas cotidianos e de se desconectar dos problemas do dia a dia. A atividade é um mix de terapia com meditação.

20150317144256148739u“Acho que é realmente relaxante poder fazer algo analógico. Para muitas pessoas, uma folha em branco é assustadora; com um livro de colorir você só precisa colocar a cor. E também há uma pitada de nostalgia. Muita gente me disse que costumava colorir os livros dos filhos enquanto eles dormiam. Agora, é socialmente aceitável, pois há livros para adultos”, comentou Johanna, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.

Apesar de recente no Brasil, o Jardim Secreto foi publicado em 2013, no Reino Unido, e já ganhou muitas reedições em uma série de países. Antes dele, em 2012, o CreativeColouring for Grown-Ups, do editor Michael O’Mara, abriu caminho para os demais. Já publicado no Brasil, o segundo livro para adultos de Johanna, Floresta Encantada, traz o mesmíssimo subtítulo do primeiro, com ilustrações tão encantadoras quanto, para que os aficionados sigam pintando para relaxar – e para injetar um fôlego inesperado à indústria de publicações impressas.

Tire seus lápis de cor, canetinha do armário e se envolva nessa nova terapia que está atraindo a todas as idades e gostos.

Texto escrito por: Natalia Machado

Fotos : Internet

Comentários

comentários

Deixe uma resposta