Arquipélago das Cagarras, popularmente conhecido como simplesmente Ilhas Cagarras, localiza-se no Oceano Atlantico , ao largo da cidade e estado do rio de Janeiro  , no  Brasil .

Cerca de cinco quilometros  ao Sul da conhecida praia de Ipanema , o arquipélago é integrado por sete ilhas e rochedos:

  • Laje da Cagarra
  • Cagarra
  • Filhote da Cagarra
  • Matias
  • Praça Onze
  • Ilha Comprida
  • Palmas

Não há consenso entre os autores acerca da origem do nome do arquipélago. A versão mais comumente aceita refere que a toponímia seria devida à grande quantidade de excremento das aves marinhas que habitam, nidificam e se alimentam nas suas ilhas. Após se alimentarem, principalmente de peixes , excretam suas fezes, ricas em cálcio, nas encostas rochosas das ilhas, manchando-as de branco.

Em 1730, a Cagarra, a sua ilha principal, figura numa carta náutica com o nome afrancesado de “Ilha Cagade“. Em outra carta, datada de 1767, a mesma ilha figura com a sua denominação em português: “Ilha Cagado“.

Um outro fato, no mínimo curioso, é que o nome do arquipélago é o mesmo de uma ave, que vive nos arquipélagos da Madeira e dos Açores (territórios portugueses): a cagarra ou cagarro (“Calonectris diomedea“), mas não é encontrada nas ilhas brasileiras.

No dia 13 de abril de 2010 o Presidente em exercício José Alencar assinou decreto criando o “Monumento Nacional das Cagarras”, por iniciativa do Deputado Fernando Gabeira do PV, sendo , portanto, uma unidade de preservação ambiental. Ali próximo existe o lançamento de esgotos de praticamente toda a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, através do emissário submarino de Ipanema, uma importante obra de engenharia sanitária construída na década de 1970 e de acordo com o Protocolo de Annapolis.

Abaixo postamos fotos da equipe da TV WIN que realizou uma repostagem que voces podem conferir no link www.tvwin.com.br 

CAGARRAS20 CAGARRAS3 CAGARRAS19 CAGARRAS18 CAGARRAS17 CAGARRAS16 CAGARRAS15 CAGARRAS14 CAGARRAS6 CAGARRAS7 CAGARRAS8 CAGARRAS9 CAGARRAS10 CAGARRAS11 CAGARRAS12 CAGARRAS13 CAGARRAS5 CAGARRAS4 CAGARRAS2

Comentários

comentários

Deixe uma resposta