Detalhes

No bairro do Colubandê  encontra-se a mais importante exemplar arquitetura rural brasileira, a fazenda Colubandê que é considerada a construção mais antiga conservada no Estado. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 23 de março de 1940, a Fazenda Colubandê foi contruída no século 17.
A Fazenda Colubandê, atualmente, ocupando 122.141 m2  de área verde, no estilo de construção autenticamente colonial, erguendo-se em terreno teso, a Fazenda de típica varanda portuguesa, sustentada por colunas de ordem toscana, telhas canal, portas e janelas avermelhadas, incrustadas  por gonzos originais, enfileiram-se evidências aos grandes cômodos da histórica casa que é evidentemente barroca. Tendo em suas dependências inferiores (subsolo), cômodos que se destacam por suas sombrias e tristes masmorras, no castigo proporcionado pelo senhor das terras.
No mês de Julho de 2012, com a criação da UPAM(Unidade de Polícia Ambiental), o Comando de policiamento florestal foi transferido para o bairro de Bonsucesso,a partir deste momento a Fazenda passou a ficar desocupada e em um empasse entre os Governos Federais, Estaduais e Municipais que duram até hoje sobre o que fazer com este Patrimônio Histórico.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta